Spread Open Media/pt/FAQ

From XiphWiki
Jump to navigation Jump to search


Afinal, o que é "Spread Open Media"?

"Spread Open Media" (SOM) é o único sítio web onde pode encontrar tudo o que precisa de saber acerca dos formatos multimédia que irão ajudar a construir um mundo melhor. E se acredita nesta causa, pode ajudar divulgando, pelas pessoas que conhece, informações acerca destes novos formatos, porque a ignorância é o pior inimigo destes. Por isso, junte-se a nós na luta para libertar os conteúdos que gostamos das corporações que querem restringir os nossos direitos e "fechar" os nossos ficheiros.

Neste sítio web (SOM) vai encontrar campanhas às quais se pode associar, material promocional que pode utilizar, manuais para ajudar os seus amigos, uma base de dados de produtos que funcionam com formatos livres e uma secção interessante e divertida de ficheiros multimédia para ver e ouvir.

Formatos livres potenciam a inovação, qualidade e liberdade. Através deles, e apenas através deles, projectos como a Wikipedia e Creative Commons fazem sentido. Através deles, e apenas através deles, vídeo e áudio poderam funcionar tão facilmente como acontece hoje em dia com as imagens. É altura de os promover. É altura de divulgar formatos multimédia abertos.

Como posso ajudar?

Existem muitas formas de ajudar:

  • Comece a utilizar formatos livres e abertos nos seus ficheiros multimédia.
  • Partilhe, com outros utilizadores, apenas formatos livres e abertos.
  • Coloque referências a este sítio web no seu próprio sítio web. Temos alguns banners que pode utilizar.
  • Como utilizador, informe as empresas que pretende utilizar formatos livres (Para mais informações, consulte o projecto MailOgging).
  • Junte-se a uma das campanhas.
  • Sugira novas campanhas.
  • Ajude a traduzir este sítio web para outras línguas.
  • Pague a um programador para melhorar programas que lidam mal com formatos abertos.
  • Compre publicidade noutros sítios web para divulgar o projecto SOM.
  • Grave podcasts em Speex. Divulgue música em Vorbis ou FLAC. Utilize Theora para vídeo. Produza imagens em SVG e/ou PNG para o seu sítio web. Utilize OpenDocument no seu escritório. Partilha listas de músicas em XSPF.
  • Evite MP3, AAC, H.264, Xvid e OOXML como se de uma praga se tratassem.

O que são formatos livres e Media Aberta?

Formatos ou "codecs" são a base de todos os vídeos, áudio, imagens e texto que tomamos contacto diariamente. Contrariamente aos formatos proprietários (não-livres), os formatos livres estão isentos de licenciamento e patentes. Além disso, estão disponíveis para qualquer pessoas poder implementar e utilizar, sem qualquer tipo de custo.

Media é o conteúdo propriamente dito. Definimos Media Aberta como o conteúdo que é disponibilizado sob um formato livre e sob uma licença livre (como por exemplo, a menos restritiva licença Creative Commons).

Que formatos livres existem?

A seguir apresentamos uma lista dos mais comuns:

De salientar que esta lista não é exaustiva.

Porque é que os formatos livres importam, tanto para o Software Livre, para uma Sociedade de Conhecimento Livre ou para o Movimento Open Source?

Vamos apenas dizer que sem formatos livres estes projectos deixam de fazer qualquer sentido. Media é conteúdo. Quando o conteúdo está fechado em formatos proprietários, é retirada a liberdade aos utilizadores de o poder utilizar. Se acredita nos ideais de qualquer um destes movimentos, não deve criar conteúdo em formatos proprietários ou criar ferramentas que apenas utilizem estes formatos.

Mas eu não quero saber destes movimentos! Eu sou apenas uma pessoa normal

Então repare apenas nos aspectos mais "prácticos" dos formatos livres. Muitos deles têm melhor qualidade de vídeo ou áudio que os seus homólogos proprietários. Todos eles tem a garantia de funcionar no futuro, enquanto que com formatos proprietários nunca se sabe o que é que as corporações estão a planear. E não existem DRM nos formatos livres. Formatos livres não estão cifrados nem são "defective by design" (defeituosos por natureza). Os formatos livres disponibilizam exactamente aquilo que se pretende: conteúdo. É isso que define "Open Media". Conteúdo.

Mas os "piratas" não disponibilizam material em formatos livres!

Infelizmente, as cópias não autorizadas vão existir sempre. Pior ainda é o facto de determinados formatos ficarem populares devido às cópias não autorizadas: Vejam, por exemplo, os casos do VHS e do MP3.

O problema com o cenário "warez" é que são divulgados ficheiros nos formatos actualmente populares. Os formatos livres também podem ser populares desde que haja pessoas a trabalhar para este objectivo. Portanto, por um lado não incentivamos nem condenamos as cópias não autorizadas, por outro lado esperamos que os participantes neste processo acordem e tomem a atitude correcta. O movimento "warez" acredita que está a fazer um favor ao mundo. Talvez eles devam provar o que afirmam utilizando apenas formatos livres.

Contudo, cópias não autorizadas nunca terão um estatuto legal, quer estejam ou não publicadas em formatos livres. Nunca esqueça isto. O serviço Magnatune e outras lojas na Internet vendem conteúdo em formatos livres, algum deste conteúdo licenciado com licenças livres.

Como é que eu edito os artigos do projecto SOM?

Fácil. Seleccione o apontador [ edit ] junto de cada secção de cada post. É encaminhado para uma wiki, onde pode ajudar a melhorar os artigos.

Como posso contribuir conteúdo para o projecto SOM?

Por favor, consulte esta página.

Porque o acrónimo SOM?

O acrónimo SOM foi inspirado na palavra Portuguesa "som". Este nome foi escolhido para representar o som de cada voz pedindo que sejam divulgados formatos livres.

Quem é que está por trás do SOM?

Veja os créditos.

O que é esta coisa do Ogg que tenho ouvido falar?

O formato Ogg é um contentor de conteúdos digitais. É complexo, mas não precisa de saber os detalhes. Mantenha apenas a informação de que o formato Theora é muitas vezes chamado de "Vídeo Ogg" e que o formato Vorbis é chamado de "Áudio Ogg". Ogg não é apenas áudio. ok?

Também é possível que veja algumas empresas a promover os chamados "Leitores de OGG". Esta atitude acarreta dois problemas: Ogg não é um acrónimo e estas companhias estão a levar os seus clientes a pensar que Ogg é equivalente a Vorbis, o que não é verdade. Portanto, se vir uma empresa a vender um leitor de "OGG", isto quer dizer que o leitor pode reproduzir ficheiros de áudio Vorbis, mas provavelmente não conseguirá reproduzir outros formatos como Theora, Speex, Dirac, OggPCM, OggMNG, etc.

Para evitar confusões esqueça o nome Ogg por completo e chame os formatos pelos seus respectivos nomes, independentemente da sua ligação ao projecto Ogg.

O projecto SOM está relacionado com a campanha PlayOgg?

Não. PlayOgg é uma campanha da responsabilidade da Fundação para o Software Livre ("Free Software Foundation").

Como posso aceder ao SOM com o meu navegador WAP?

O WAP ainda se utiliza? No endereço: wap.spreadopenmedia.org/pt